Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de março, 2025

Lista de bordo do Vapor Maria Pia de 23 de janeiro de 1888.

Imagem ilustrativa Lista de bordo do Vapor Maria Pia , chegados do Rio de Janeiro no dia 23 de janeiro de 1888 ao Espírito Santo, trazendo 245 imigrantes italianos. Grande parte dos passageiros veio no vapor Savoie, partindo de Nápoles no dia 18 de dezembro de 1887; fizeram escala em Gênova no dia 21 e em Marselha no dia 23, chegando ao Porto do Rio de Janeiro no dia 19 de janeiro de 1888. Outros 34 imigrantes, não se sabe em qual vapor vieram. O Arquivo Nacional informa que o vapor Savoie partiu de Gênova, mas eu observei pelas datas que ele não partiu de lá, e sim de Nápoles.

Lista de bordo do Vapor Adria de 28 de setembro de 1888.

Vapor Adria Lista de bordo do Vapor Adria chegado de Gênova no dia 28 de Setembro de 1888, desembarcados em Vitória no Espírito Santo. Conforme noticiado no jornal "A Folha de Vitória" o vapor saiu de Gênova no dia 11 de setembro de 1888.

Lista de bordo do Vapor Mario.

Em 19 de dezembro de 1888, aportou em Vitória Vapor Mario , procedente de Gênova, transportando 739 imigrantes italianos para o Espírito Santo, dos quais 529 permaneceram em terras capixabas. O embarque no porto de Gênova se deu no dia 23 de novembro. Foram 26 dias de viagem para cruzar o Atlântico. O destino do desembarque deveria ser no Porto do Rio de Janeiro, mas acabaram desembarcando em Vitória.

Sobrenomes das familias italianas que entraram no Espírito Santo.

A imigração italiana para o Espírito Santo , iniciada em 1874, foi um marco na história do estado. Famílias italianas, vindas principalmente das regiões do Vêneto e da Lombardia, buscavam novas oportunidades de vida, fugindo da pobreza e da crise econômica que assolavam a Itália. A promessa de terras férteis: O governo brasileiro oferecia terras e auxílio para os imigrantes que se estabelecessem no estado. A crise econômica na Itália: A superpopulação, a falta de trabalho e a crise agrária levaram muitos italianos a buscar uma vida melhor no Brasil. A propaganda do governo brasileiro: O governo brasileiro realizou campanhas de imigração na Itália, divulgando as vantagens de se viver no Brasil.

Quem foi Pietro Tabacchi ?

Pietro Antônio Giacomo Giuseppe Tabacchi, nasceu em 1°de janeiro de 1818, em Trento, Trentino, Tirolo, Austria. Filho de Bartolammeo Tabacchi e Gioseffa Vettorazzi. Casou -se com Ana Antonieta Fontoura, muito provavelmente no Estado do Rio de Janeiro, pois, a primeira filha nasceu por volta de 1855 no Estado do Rio de Janeiro. Pelo que sabemos teve três filhos, Maria Susanna, Maria e Bartolomeu José. Pietro Tabacchi teria sido um comerciante e aventureiro, que deixou o Tirol fugindo dos credores, após a falência dos seus negócios. Inclusive teria estudado Medicina em seu país mas não concluiu o curso por ter-se envolvido num movimento revolucionário. Já estava no Brasil por volta de 1851 e é provável que Tabacchi já estivesse na região da Vila de Santa Cruz por volta de 1852 onde adquiriu várias fazendas , incluindo a Fazenda Morro das Palmas, em Córrego Fundo na Vila de Santa Cruz, atual município de Aracruz, no Estado do Espírito Santo, essa que em 1874 receberia a primeira leva de ...

Vapores da Itália para o Brasil.

Vapores procedentes dos portos italianos para o Porto do Rio de Janeiro. Todos esses navios partiram dos portos italianos para o Brasil, desembarcando seus passageiros no Porto do Rio de Janeiro. A lista abrange os anos que vão de 1876 a 1900, e estão contidas no Arquivo Nacional. Sabendo-se o ano aproximado da vinda de algum imigrante italiano é só entrar no site do Arquivo Nacional e pesquisar as listas contendo os nomes dos imigrantes.