Pular para o conteúdo principal

Padre José Bazzarella

Biografia de Padre José Bazzarella (1897–1963)

Padre José Bazzarella

Giuseppe Bazzarella (conhecido carinhosamente como Padre José Bazzarella) nasceu em 19 de abril de 1897, em Castelluccio Inferiore, na província de Potenza, região da Basilicata, Itália. Filho de Nicola Bazzarella e Maria Francesca Cosentino, Giuseppe seguiu a vocação religiosa em sua terra natal, onde realizou seus estudos seminarísticos.

Missão no Brasil e Ministério em Muniz Freire

Após sua formação, foi enviado em missão para o Brasil, fixando-se no estado do Espírito Santo. Sua trajetória na Paróquia Divino Espírito Santo, em Muniz Freire, começou oficialmente em 10 de março de 1923, quando foi nomeado pároco pelo então Bispo Dom Benedito Paulo Alves de Sousa. Sua apresentação oficial à comunidade ocorreu dez dias depois, em 20 de março, durante a missa paroquial.
Ao longo das décadas de 1920 e 1930, sua atuação expandiu-se para cidades vizinhas. Em 1927, assumiu como Vigário Encomendado em Iúna (nas paróquias Divino Espírito Santo do Rio Pardo e Nossa Senhora Mãe dos Homens). Registros do histórico Almanak Laemmert também apontam sua passagem ministerial pela cidade de Anchieta, consolidando sua importância no sul do estado.
Padre José era uma figura de grande prestígio social e religioso, frequentemente mencionado na imprensa da época, como no jornal Diário da Manhã, órgão oficial do Partido Construtor. Em 31 de janeiro de 1955, foi instituído canonicamente como Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo de Muniz Freire, função que desempenhou com zelo até o fim de sua vida.
A trajetória do Padre José Bazzarella encerrou-se de forma emblemática em 26 de novembro de 1963. O sacerdote faleceu enquanto se deslocava para a comunidade de Piaçu, onde celebraria a Santa Missa.
Seu sepultamento em Muniz Freire foi marcado por uma comoção sem precedentes. A cerimônia fúnebre, presidida por Dom Luiz Gonzaga Peluso com a presença de diversos sacerdotes, é recordada como o maior cortejo fúnebre da história da cidade, um testemunho do profundo impacto espiritual e social que ele deixou no coração dos capixabas.


Certidão de nascimento de padre José Bazzarella



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vapores da Itália para o Brasil.

Vapores procedentes dos portos italianos para o Porto do Rio de Janeiro . Todos esses navios partiram dos portos italianos para o Brasil, desembarcando seus passageiros no Porto do Rio de Janeiro. A lista abrange os anos que vão de 1876 a 1900, e estão contidas no Arquivo Nacional . Sabendo-se o ano aproximado da vinda de algum imigrante italiano é só entrar no site do Arquivo Nacional e pesquisar as listas contendo os nomes dos imigrantes.

Lista de bordo de Vapor Napoli de 1893

Lista de bordo do Vapor Napoli que partiu do Porto de Gênova no dia 28 de janeiro de 1893 e desembarcou no Porto de Vitória no dia 18 de fevereiro de 1893. Nesta viagem vieram além dos italianos, espanhóis, alemães, suíços, austríacos, franceses e ingleses. O que podemos notar é o gigantesco número de pessoas desacompanhadas nesta viagem.